AutoEstima, um questão de escolha

AutoEstima, um questão de escolha

Autoestima é um presente que só você pode se auto dar, principalmente porque a única pessoa no mundo que tem controle sobre o grau de estima necessário para viver de bem com a vida é apenas você mesmo.

Para alguns a autoestima é um estado de espírito onde a pessoa se sente feliz com o que faz, com suas conquistas e principalmente com o que ela é. Geralmente estas pessoas são objetivas, sabem o que querem da vida e fazem acontecer, não se deixando influenciar por opiniões de terceiros. Estas pessoas possuem sua autoestima em alta e encaram a vida de uma forma mais positiva e muito mais leve, usando seu tempo para construir seu sucesso.

Para outros a autoestima está ligada com o que elas têm e se importam demasiadamente com os julgamentos das outras pessoas. Na maior parte de seu tempo elas ficam preocupadas em agradar aos outros, deixando de lado seus verdadeiros anseios. Consequentemente, sua autoestima fica na maior parte em baixa, pois não é possível agradar a todos sempre. Às vezes um pequeno olhar, palavra ou gesto de desaprovação faz a pessoa se sentir diminuída e inadequada. Em casos extremos as pessoas entram em depressão por não saberem lidar com os sentimentos negativos que vem junto neste pacote.

Você pode se encaixar em um destes dois perfis ou estar em algum lugar entre um e outro. Mas lembre-se, autoestima não é só isso, engloba diversos fatores mais. Esta é uma maneira didática para você entender o que acontece com você e com as pessoas à sua volta.

Agora te pergunto: o que estas duas pessoas possuem em comum? A princípio parecem pessoas que vivem em dois universos diferentes, um positivo e feliz e outro negativo e depressivo. O que elas tem em comum, além de serem seres humanos aqui na Terra, é que elas possuem a mesma capacidade de escolher seu estado interior e de buscar, ou criar, aquilo que faz bem para elas. As situações e necessidades da vida são semelhantes, o que muda são os comportamentos e as decisões que cada uma tem perante os desafios do dia a dia.

O mais importante é que podemos viver de bem com a vida, às vezes só nos falta saber quais os recursos ou caminhos que precisamos buscar para alcançarmos nosso nível satisfatório de sucesso e bem estar. Hoje em dia existem muitos profissionais aptos a auxiliar as pessoas no seu processo de melhoria e crescimento contínuo. Você pode encontrar terapeutas, psicólogos, coaches, parentes e amigos que podem te ajudar a mudar de forma positiva e rápida, só depende de você estar disposto a viver uma vida ainda melhor e colocar as mãos na obra de sua vida!

Daniela Dias
Master Trainer em PNL

No Comments

Post A Comment
WhatsApp chat