Você conhece a Programação NeuroLinguística, a PNL?

Você conhece a Programação NeuroLinguística, a PNL?

Revista Técnicas Terapeuticas

 A expressão Programação NeuroLinguística compreende três ideias simples. A maneira como organizamos nossas ideias e ações à fim de produzir os resultados desejados fazem parte do conceito da Programação. Os nossos sentidos, que são processos Neurológicos, são os responsáveis por captar as informações e as percepções sobre o mundo. Através da Linguagem, ordenamos nossos pensamentos, comportamentos e nos comunicamos com os outros e com a gente mesmo.

A PNL nos oferece um conjunto de técnicas utilizadas sob medida para ajudar as pessoas a realizarem mudanças efetivas em suas vidas, através de mudanças de comportamentos, cura de fobias e traumas passados, desenvolvimento de novas habilidades ou aprimoramento das já existentes, transformação de crenças limitantes em crenças possibilitadoras, fortalecimento da auto-estima e da identidade de cada pessoa. O objetivo da PNL é ser útil, oferecer mais opções de escolha e melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

A PNL utiliza dois princípios fundamentais como base de seu trabalho. Ela nos oferece resultados concretos para vivermos a excelência das nossas qualidades pessoais, atuando de forma integrada com a arte e a ciência. Arte porque respeita e compreende que cada pessoa tem o seu jeito próprio de viver e de se expressar. Como um pintor, colocamos na tela de nossas vidas a expressão de nossa personalidade, através de um estilo único e inconfundível, um processo que não pode ser explicado através de palavras. Assim, a PNL considera cada pessoa como um indivíduo único, portanto, com necessidades únicas.

Através do estudo do processo da modelagem pela ciência, ou seja, da descoberta de estratégias neurológicas e comportamentais determinantes que algumas pessoas usam para obter resultados excepcionais em suas vidas, foram criados um conjunto de técnicas que quando aplicadas, ensinam outras pessoas a utilizarem os mesmos padrões e habilidades para atingirem resultados semelhantes. Assim, a PNL nos oferece a oportunidade de criar um nível de comunicação mais eficaz, aprimorar nosso desenvolvimento pessoal e nossos relacionamentos, aprender mais rápido, nos conhecer melhor e ao outros, trazendo equilíbrio emocional para nosso dia-a-dia.

Com procedimentos específicos e altamente eficazes, a PNL vem sendo utilizada em praticamente todas as áreas da experiência humana como na terapia, na educação, nas artes, na saúde, esportes, em negócios, na comunicação, nos relacionamentos afetivos, profissionais e sociais, no tratamento de doenças psicossomáticas, câncer, depressão, no tratamento de vícios e compulsões, na cura de medos e fobias, para motivação e auto-estima, no planejamento da vida e de objetivos, no desenvolvimento da espiritualidade, etc.

Como conhecer a PNL

Você pode conhecer as técnicas da PNL passando por atendimentos individuais. Nos encontros ou sessões, o cliente leva ao programador seu estado atual, o que está acontecendo no momento de sua vida que o incomoda. Através de algumas técnicas, o programador ajuda o cliente a especificar melhor qual é o problema e então pede para que ele pense em qual é o resultado que ele espera alcançar, ou seja, seu estado desejado para aquela questão em específico. Com estas duas importantes informações o programador ajudará o cliente a construir uma nova estratégia para alcançar seu objetivo.

A PNL muitas vezes é chamada de terapia breve, mas na verdade ela é uma ferramenta educacional, onde se ensina aos clientes coisas importantes sobre como seus cérebros funcionam e como eles podem usar estas informações para gerar mudanças em suas vidas imediatamente. Assim, são necessárias poucas sessões para se obter o resultado desejado e já na primeira sessão acontece o fortalecimento emocional do cliente, com resultados muito satisfatórios.

Outra forma de você conhecer a PNL é através dos diversos treinamentos oferecidos no mercado que trabalham a razão e a emoção baseados em técnicas de PNL e tem duração média de até 40 horas. Os principais temas desenvolvidos hoje são o desenvolvimento da autoestima, liderança, motivação, vendas, relacionamentos, prosperidade, saúde, entre outros.

Caso você queira viver um processo mais profundo de auto-conhecimento, existem os cursos de formação profissional em PNL que possuem duração mínima de 130 horas, de acordo com padrões internacionais. Nestes treinamentos você aprende como aplicar as técnicas, mas acima de tudo, você vivencia todas elas e a cada passo do processo você sente sua própria transformação.

A PNL com seu conjunto de ferramentas é um grande recurso para você que busca conhecer a si mesmo. Para iniciar esta jornada tenha sempre em mente os 3 aspectos básicos de uma mudança:

SABER: A natureza sábia nos ensina que aquele que se conhece é capaz de conhecer o TODO. Para isso, é necessário conhecermos nossas habilidades, fraquezas, paixões e mágoas. Como seria possível tentarmos conhecer o universo que nos cerca, quando nem ao menos conhecemos a nós mesmos?

OUSAR: Ousar sermos sempre maiores e melhores. Os medos são impeditivos do crescimento e são como grilhões que nos aprisionam a existências dogmáticas e pueris.

QUERER: Querer é o movimento, a ação! Mesmo o impossível se torna possível quando você alia o querer ao ousar com saber!

“Não existe nada concretizado pelos homens que não tenha sido antes uma criação da mente”. Tudo o que somos, o que atraímos, o que vivenciamos, nada mais é do que reflexos de nossos pensamentos. Nisto reside o nosso poder de criar e de mudar!

Se você ficou curioso de saber o que a PNL pode fazer para te ajudar a alcançar mais rápido seus objetivos ou mesmo para se livrar de padrões e histórias repetitivas em sua vida, entre em contato conosco!

Texto original escrito por Daniela Dias que saiu na revista Técnicas Terapêuticas.

Tags:
No Comments

Post A Comment
WhatsApp chat